ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE BALSAS
CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO BERTAGNOLLI
BALSAS, 24 de março de 2015
ART GALERY BALSENSE
1.
PROBLEMATIZAÇÃO
A Interdisciplinaridade é uma aliada para
promoção de aprendizagem efetiva do
aluno de Ensino Médio frente ao desenvolvimento tecnológico. Faz-se necessário
a integração das diversas formas metodológica na construção do conhecimento.
Conforme a LDB nº 9394 / 96, a organização do currículo superou as disciplinas
estanques. Pretende-se integração e articulação dos conhecimentos num processo
permanente de interdisciplinaridade e contextualização ao longo da
aprendizagem. A utilização dos
conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema
e o norte dialético exigido pelas novas demandas metodológicas. É uma
integração de saberes.
Conhecer a realidade
circundante é um desafio para o “fazer
pedagógico”.
Segundo MELLO (2010:04)
De outro
lado, quase todos os fatos, problemas ou fenômenos físicos, psíquicos,
individuais, sociais, culturais, religiosos, com os quais os alunos entram
direta ou indiretamente em contacto, podem ser relacionados ao conhecimento
próprio de uma ou mais áreas ou disciplinas do currículo. Dito em outras
palavras, isso quer dizer: todos os contextos, próxima ou remotamente
familiares ao aluno, têm uma dimensão de conhecimento ou informação. Quanto
mais próximos estiverem o conhecimento escolar e os contextos presentes na vida
pessoal do aluno e no mundo no qual ele transita, mais o conhecimento terá
significado. http://www.namodemello.com.br/pdf
De fato o Centro de Ensino
Padre Fábio Bertagnolli, tem enfrentado enfrentamentos nas bases de execução
metodológicas de ensino, dificultando rendimentos satisfatórios, bem como
consequência a evasão escolar, durante o ano letivo. Fez propósito um
envolvimento do aluno na construção de
um espaço intelectual de reconhecimento
da sociedade, comunidade e/ou local em que vive. Porque a cultura da informação
tem proporcionado uma revolução, no processo de apreensão do conhecimento, que exige uma rápida tomada
de decisão do educando, pois a celeridade nos provoca um acúmulo de informação, que por vezes nos
distancia das nossas raízes, origens, e histórias que recontam nossos
antepassados.
A
escola como condução é um dos meios mais viáveis para nos dar acessibilidade a
esse conhecimento que por vezes adormece sob a movimentação do desenvolvimento
tecnológico. Balsas é mais uma cidade que devido a migração tem passado por profundas transformações,
promovendo o desenvolvimento cultural, e que devido a falta de registro, a
lacuna de ligação entre as raízes locais e a contribuição dos imigrantes se faz presente, dificultando a clareza que
definiria os limites na identidade
histórica, social, lingüística, cultural e patrimonial de cada povo.
2. JUSTIFICATIVA
Toda
comunidade, tem seu estrato cultural, alicerce para a formação e a garantida do
cidadão. Pelos vestígios históricos que se identifica o povo de um determinado
espaço geográfico, bem como dado espaço temporal. É aqui que a identidade de um povo tem fincado suas raízes na cultura.
Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os
mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e
todo o comportamento. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são
auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por
qualquer maré que chega.
Educar se faz presente nos
convívio social, pois professores e alunos são beneficiados, quando essa
relação se torna fortalecidas na busca de um ponto em comum: o
conhecimento. Todavia as questões
metodológicas educacionais exigem a utilização da interdisciplinaridade como
forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina
com outras áreas de conhecimento é uma das propostas que atenda as necessidades do formação
integrada dos conhecimentos.
Segundo Pedro Demo em uma entrevista
dada a Vitor Casimiro para fins educacionais afirma que:
é necessário a informação e de
formação. Você não aprende sem vasculhar o que já está disponível. Mas a
educação não é propriamente isso. Isso é meramente um processo informativo que
pode ser feito pela eletrônica. Nem é preciso professor para meramente
transmitir conhecimento. Mas o professor é absolutamente necessário para o
processo reconstrutivo, como orientador, avaliador do aluno. A perspectiva muda
bastante. O que nós estamos acostumados a ver no dia-a-dia é a proposta
instrucionista, baseada no ensino, na instrução, no treinamento. Isso não é
educação. Também é importante, também faz parte, mas o nível educativo se
atinge realmente quando aparece um sujeito capaz de propor, de questionar.
Precisamos de pesquisa e elaboração própria. São dois conceitos nos quais eu
insisto bastante.
A presente proposta fez necessário,
pois a dificuldade no desempenho dos alunos na produção do conhecimento é
exatamente a falta de diálogo entre as áreas do conhecimento. É nesse intuito
que o professores acreditam que é possível a interação entre disciplinas
aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou
suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber
esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É
através dessa perspectiva que o projeto ART GALERY BALSENSE surge como uma
forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo
entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A
interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar
as lacunas na trajetória na construção do conhecimento de forma efetiva.
Nesse
particular, estamos iniciando as atividades de pesquisa sob as bases teóricas
nas disciplinas da Grade Curricular do Ensino Médio, promovendo o
desenvolvimento de um projeto que visa propiciar vínculos comunicativos entre
as áreas de educação, arte e meio social, político cultural e ambiental de
Balas, tendo em vista o desenvolvimento de situações, experiências e atividades
em grupo, que possibilitem fomentar a reutilização dos conhecimentos reforçar o conceito de
educar com o lúdico, com sensibilidade e estimular atitudes e ações favoráveis
ao meio ambiente e de respeito e responsabilidade em relação ao bem-estar dos
indivíduos na perspectiva das diretrizes da política Nacional de Educação.
3 OBJETIVO
3.1 Geral
Desenvolver hábito para a pesquisa científica como forma
de aprendizagem autônoma, bem como registro e divulgação das características da
cidade de Balsas, nas redes de informação de massa.
3.2
Objetivos Específicos
Filosofia
● Compreender o conceito de
ciência e suas características e abrangência na construção do conhecimento;
● Compreender o conceito de
ética e moral e sua abrangência sociopolítica e cultural;
● Entender os princípios, a
natureza e a função das tecnologias da comunicação e informação na vida social
e pessoal e seu uso nas práticas social.
Arte
● Compreender a necessidade
de preservar o bem arquitetônico da cidade de Balsas;
● Reconhecer a importância da
fotografia como arte visual e registro de diferentes culturas da sociedade;
● Analisar de forma crítica
os fundamentos da composição visual;
Língua Portuguesa
● Usar os conhecimentos sobre
o sistema lingüístico local por meio de reflexão sobre a língua na compreensão de textos orais e escritos;
● Compreender a função e o
uso dos gêneros digitais no processo de comunicação e informação;
● Identificar na cultura local a
composição de textos literários.
Língua Inglesa
● Utilizar os conhecimentos
da Língua Inglesa para ampliar o acesso às tecnologias da informação e
comunicação;
● Usar o conhecimento da
Língua Inglesa para divulgar, legendar
as fotografias e traduzir textos da galeria;
Educação Física
● Compreender a importância
das competições esportivas, na escola da convivência na história da sociedade
balsense.
História
● Reconhecer e validar a
fontes documentais de natureza diversas que contam a história de Balsas;
● Identificar o papel das
diferentes linguagens: escrita, pictórica, fotográfica, oral, eletrônica;
● Problematizar a vida
social, o passado e o presente, na dimensão individual e social;
● Organizar a produção do
conhecimento;
● Identificar o papel e a
importância da memória histórica para a vida da população balsense e a de suas
raízes culturais;
● Identificar nas diferentes
paisagens de Balsas a materialização de aspectos históricos, geográficos,
sociais e as relações de poder;
● Estabelecer as relações
entre permanência e transformações no processo histórico da sociedade balsense.
Geografia
● Reconhecer a função dos
recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as
mudanças provocadas pelas ações humanas;
● Compreender o significado
histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala
local, regional ou mundial;
● Reconhecer as
transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de
ocupação dos espaços;
Sociologia
● Refletir sobre a
religiosidade humana e conhecer as principais manifestações religiosas de
Balsas;
● Reconhecer que as
identidades subjetivas fazem parte de uma estrutura social mais ampla;
● Compreender as
transformações do mundo do trabalho geradas por mudanças na ordem econômica
balsense;
● Compreender as diferenças
etno-raciais e seus impactos para o desenvolvimento de uma cidadania pacífica;
● Compreender a importância
das informações nas decisões de cunho econômico-social;
Matemática
● Ler e interpretar
informações apresentadas em listas, tabelas e gráficos, relacionando-as aos
fatos que ocorrem na sociedade balsense;
● Associar resultados obtidos
de estudos a situações vivenciadas, utilizando-os de forma sistêmica para
intervir junto à sociedade;
Biologia
● Compreender a importância
da reciclagem da matéria e do equilíbrio ambiental na manutenção da vida;
● Compreender a importância
dos biomas na manutenção do equilíbrio biológico;
● Compreender os principais
problemas ambientais que afetam a qualidade de vida humana;
● Conhecer e utilizar a
nomenclatura biológica, os critérios de classificação e as categorias
taxonômicas;
● Compreender que aspectos
ambientais e de higiene pessoal e coletiva influenciam na ocorrência e
propagação de doenças; Pesquisar espécie de animais ameaçados de extinção na
região sul do maranhão.
● Pesquisar espécie de
animais ameaçados de extinção na região sul do maranhão.
Física
● Relacionar informações
apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas
ciências físicas como: texto discursivo, gráficos, tabelas, relações
matemáticas ou linguagem simbólica;
● Confrontar interpretações
baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas;
● Relacionar informações para
compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas
tecnológicos de uso comum;
● Possibilitar aos alunos que
estejam aptos a desenvolver capacidades que possibilitem buscar soluções
criativas e inteligentes presentes no seu cotidiano, facilitando o entendimento
das teorias científicas físicas no seu dia a dia.
Química
● Utilizar a linguagem
química e científica para relatar investigações e conclusão de atividades
desenvolvidas como mecanismo de apropriação do conhecimento;
● Compreender as
características das plantas para o uso fitoterapeuta no tratamento de
determinadas enfermidades.
● Estabelecer a comparação
entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico na manipulação
de determinadas substâncias produzidas
pelas plantas medicinais;
● Reconhecer benefícios,
limitações e aspectos éticos da Química, considerando estruturas e processo
envolvidos na formação de produtos utilizados na sociedade, como medicamentos e
reagentes para diagnósticos de saúde;
4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O
trabalho será realizado com base na pesquisa ambiental, histórico-social de
Balsas, tendo como objeto materializado a fotografia e depoimentos que
caracterizem dados balsenses no que se refere a identificação ambiental e econômico-cultural da cidade.
É
necessário citar pontos de referência sobre o projeto, pois todo o corpo
docente e discente dos turnos vespertino e noturno, são responsáveis, pois
orientadores e promotores das oficinas de campos para estudo e registros sobre
a cidade
As
atividades também requer tempo extraclasse para a obtenção do objeto de estudo
1. O primeiro
passo consiste na definição do objeto de estudo por cada orientador da
disciplina ou área de conhecimento, nas seguintes proposições:
▪ Fauna e
Flora regional;
▪ Arte,
Cultura e Religiosidade;
▪ Literatura
Oral e vocabulário;
▪ Arquitetura
e Turismo;
▪ Memórias
Políticas e Economia;
2.
Captação de Recursos para
desenvolvimentos das expedições realizadas, nas captações de imagens;
3.
Segundo passo seleção do material
coletado e revisão de literatura para fundamentação e catalogação das imagens e
registros;
4.
Terceiro passo: confecção das
legendas e revisão ortográfica do material produzido;
5.
Quarto passo: tradução das
produções textuais em línguas estrangeiras para a montagem da mostra;
6.
Quinto passo: organização da mostra
no saguão da escola, em data prevista;
7.
Produção e divulgação do site para
visitantes virtuais.
5 CRONOGRAMA
E de grande
relevância o trabalho desenvolvido junto às atividades escolares, pois um
projeto de tamanha grandeza deve ser coadunado às metodologias desenvolvidas no
decorrer do ao letivo, por isso as atividades serão desenvolvidas, mensalmente,
conforme a necessidade de orientação e acompanhamento das atividades, no
decorrer das aulas letivas. A
culminância das atividades será organizada em um evento para o lançamento da
revista eletrônica: ART GALERY BALSENSE, envolvendo todos os alunos e
professores participantes do projeto, junto à comunidade local, para a
apreciação e confraternização dos resultados esperados.
TAREFAS/ MESES
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Abr
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Mai
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Jun
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Ago
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Set.
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Out.
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Nov.
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Divulgação
do Projeto p/ Prof.
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X
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Divulgação
do Projeto p/ Aluno
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x
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Desenvolvimento
da 1ª Etapa da pesquisa
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x
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Inserir
dados no Power Point
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x
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Tabulação
de dados 22/05
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x
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Desenvolvimento
da 2ª Etapa da pesquisa
|
x
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Tabulação
de dados 19/06
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X
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Inserir
dados no Power Point
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x
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Desenvolvimento
da 3ª Etapa da pesquisa
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X
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Tabulação
de dados 28/08
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x
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Inserir
dados no Power Point
|
x
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Desenvolvimento da 4ª Etapa da pesquisa
|
x
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||||||
Tabulação
de dados 25/09
|
x
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Inserir
dados no Power Point
|
x
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Desenvolvimento
da 4ª Etapa da pesquisa
|
x
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Tabulação
de dados 23/10
|
x
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Inserir
dados no Power Point
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x
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Lançamento
da revista eletrônica para a comunidade 27/11
|
x
|
6. RECURSOS
6.1 Materiais
As atividades serão desenvolvidas com a utilização dos seguintes
materiais: computadores, microsystem, cd-rom, câmeras fotográficas, celulares,
papel A-4, blocos de anotações, pendrives, lápis, caneta, borracha, cola, fitas
adesivas, tesoura, calculadoras, apontador, réguas, grampeador, perfurador,
pastas, luvas, pincel, datashow, impressora, material de higiene pessoal, web
sites, softwares (Power points, issuu publish, picasa, words, Excel).
6.2 Humanos
Coordenadores, professores,
alunos, técnicos em informática, designers, fotógrafos e colaboradores em
geral.
Professores-coordenadores de área:
Matutino :
Exatas:
Linguagem:
Humanas:
REFERÊNCIAS
MARCUSHI, L. B.; XAVIER
A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro. Lucerna, 2004.
BRASIL/SEMTEC.
Orientações curriculares do ensino médio. Brasília: MEC/Semtec, 2004.
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ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE BALSAS
CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO BERTAGNOLLI
PROJETO DISCUTINDO A DIVERSIDADE
ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO
Balsas
2014
1 JUSTIFICATIVA
A
história do Brasil é marcada pela imposição da cultura europeia inserida pelos
colonizadores e regida desde então pela segregação intrínseca na divisão das
classes socais, formadas pelas diferentes raças e etnias que compõem a
sociedade brasileira. Embora a palavra segregação pareça algo distante desta
realidade, e seja costumeiramente tratada como sendo uma característica
preponderante apenas em estados totalitários ou regidos sobre forte influência
religiosa, é importante perceber que mesmo em estados laicos e democráticos
como o Brasil ainda persiste uma grande separação entre as classes sociais,
oriunda principalmente de fatores como a herança do regime escravocrata, a má
distribuição de renda e precariedade da formação educacional de massa, que
excluem a maioria da população do acesso à cidadania plena e da possibilidade
de mobilidade e ascensão social.
É
imprescindível perceber que mesmo em um país multicultural como o Brasil, e apesar
da conquista da garantia legal dos princípios de igualdade e liberdade para
todos, esta sociedade ainda permanece voltada para os estereótipos
historicamente formados acerca da diversidade étnico-racial e por vezes
alienada a respeito da própria identidade histórica e cultural, onde as
diferentes raças e etnias são descritas de forma indistinta, o que desencadeou ao
longo do seu processo histórico relações étnico-raciais centradas no
preconceito e na discriminação.
Esta
postura de “europeização” da cultura advinda do período de colonização é também
difundida pela educação a partir da Educação Infantil onde as atividades de
leitura são praticamente regidas pelos contos de fadas, que enfatizam as
características físicas dos príncipes e princesas que em muito diferem da
maioria das crianças brasileiras, e terminam por se tornarem os estereótipos
assimilados como belos e aceitáveis. Segundo Rosemberg (1985), a literatura
infantil, não obstante de outros gêneros, é em si mesma um campo eficaz de
criação de estereótipos e padrões e de reprodução de valores convencionados se configurando
como um gênero que também atua na construção ideológica. Fato que se perpetua
nos demais níveis de ensino, pois no decorrer da vida escolar os alunos estarão
em contato com a história retratada nos livros didáticos, que muitas vezes
ignora a importância dos legados históricos dos negros e índios na formação
étnica do povo brasileiro.
No
entanto a criação de uma legislação específica tem feito com que ocorram mudanças
no âmbito educacional e os currículos passaram por transformações
significativas, como a Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,
pela Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e
Cultura Afro-Brasileira e Africana na
Educação Básica.
De
acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais
e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, “não se trata
de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano”, o
que se almeja é a contemplação do trabalho pedagógico com foco na valorização
da diversidade cultural brasileira.
É
válido salientar que as relações étnico-raciais perpassam a mera diferenciação
da cor da pele e estão ligadas também as questões etnocêntricas, onde origem,
cultura, hábitos e variações físicas e de comportamento também estão inseridas.
Por
isso os professores, bem como os demais envolvidos no processo educacional, precisam
assumir uma postura voltada para o respeito e a aceitação das diferenças, uma
vez que a educação também tem por finalidade oferecer ao individuo uma formação
integral, pautada em princípios democráticos. E foi pela compreensão desta
necessidade de integrar valores étnico-raciais à formação educacional que o
Projeto “DISCUTINDO A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO” surge com uma
forma
de levar para a
comunidade escolar, partindo da realidade de uma sala de aula, uma visão
renovada sobre as relações étnico-raciais, em oposição ao longo período de
alienação a este respeito, trazendo ao ambiente escolar, iniciativas que encorajem
os educandos ao autoconhecimento, potencializando sua autoestima e beneficiando,
portanto, as interações com as pessoas inseridas em seu cotidiano, o que resultará
em significativas melhorias na qualidade de suas relações interpessoais.
Portanto,
este projeto de intervenção pedagógica visa contrapor-se ao histórico distanciamento
das questões étnico-raciais dentro do contexto escolar, levando os sujeitos inseridos
no processo educacional a desenvolverem uma postura crítica acerca de tais questões
o que resultará em mudanças atitudinais que contribuirão para a formação
pessoal e social dos alunos.
OBJETIVO GERAL
·
Valorizar
a cultura afro-descendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos
diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à história, literatura,
arte, culinária, religião música e dança.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Discutir
as relações raciais no ambiente escolar;
·
Reconhecer
e valorizar a cultura africana e afro-descendente e indígena como formadora da nossa cultura;
·
Promover
o respeito pelas várias etnias;
·
Identificar
os problemas que configuram discriminação ou preconceito.
·
Conhecer
o grau de aceitabilidade da negritude do aluno (a) da escola;
·
Mostrar
aos profissionais da educação pais e alunos (a), a importância das ações que
valorizam os negros no Brasil;
·
Conhecer
as principais causas da discriminação étnico-sócio-cultural que o povo negro
sofre no ambiente escolar e na sua vida cotidiana.
·
Ajudar
o aluno e os responsáveis pais, mães compreender que ninguém constrói
sozinhos as concepções, pois elas não só resultam do que ouvimos outras pessoas
dizerem, mas também de nossas observações e estudos.
CONTEÚDOS
1.Ética,Personalidade
e Caráter;
2.História das
Heroínas e dos Heróis Brasileiros e Africanos;
3.Existência de
diferentes Grupos Étnicos-Raciais;
4.Estereótipos e
Preconceitos;
5.Esquema
Corporal(estética própria)
6. Construção da
Identidade (percepção de si e do outro).
METODOLOGIA
PROJETO
INTERDISCIPLINAL
ÁREAS DO
CONHECIMENTO
LINGUAGENS:
LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE
HUMANAS:
HISTÓRIA, GEOGRAFIA E SOCIOLOGIA
ENSINO
MÉDIO
TURNOS :
MATUTINO, VESPERTIN O E NOTURNO
PROFESSORES
ENVOLVIDOS
Área humanas: Joselia, Maria Da Paz, Maria Deusa,
Maria Dos Reis, Maria Da Conceição, Cleudilene, Inês, Marineide, Antonio.
Área linguagens: Felisdete, Lourdes.
Com o objetivo de
debater o racismo e traçar ações que proporcionem avanços da inclusão social da
população negra e a garantia de direitos serão realizadas pesquisas, na
internet, leituras de textos alusivos ao tema, palestras com convidados,
Área do Conhecimento, Linguagem e uso
das novas tecnologias – trabalho em grupo com música do
cantor Gabriel o Pensador intitulada Racismo é Burrice. Texto de apoio “O que
é, o que é: Etnia/Raça.
Pesquisa: Você acha que no Brasil existe racismo? E na sua Escola existe
Racismo? Divulgar dados a comunidade. Leitura e reflexão: “A teia da Aranha”( Juliana
Farias); Documentário: “Vista Minha Pele”; Pesquisa/ site:
www.acordacultura.org.br (canal FUTURA) ; Música: “Lavagem Cerebral” (Gabriel o
Pensador); Charges de Diego Novaes. Música Gilberto Gil; Filmes “O menino do
Pijama Listrado”; A Vida é Bela; pesquisa de frases e piadas sobre o negro;
Segundo Momento: Reflexão: Racismo é Burrice – Vídeo do Youtube
Gabriel o Pensador; Construção e reconstrução dos conceitos: Etnia/ Racismo.
Terceiro Momento : Resultado da Pesquisa e divulgação,
momento de socialização dos trabalhos, produção: “ Quem, eu racista?”
Quarto Momento: Tempestade cerebral: RACISTA/ PRECONCEITO/ RACISMO/
DISCRIMINAÇÃO; Pesquisando no dicionário: racista, preconceito, racismo e
discriminaç ão.
ARTE:
·
Músicas E Danças Africanas.
·
Fotografias dos alunos e produção de Autorretrato
·
Construção de uma máscara africana;
·
Pinturas corporais indígenas.
HISTÓRIA
Pesquisa:
-
Heróis, Heroínas Negros no Brasil (Valorizar
o papel dos personagens negros brasileiros: Zumbi dos Palmares ( líder do
Quilombo dos Palmares), Negro Cosme ( líder da balaiada), Luiza Mahim (
ex-escrava mãe de Luiz Gama), Aleijadinho ( escultor barroco), Luiz Gama(
escritor e jornalista), Cruz e Souza(poeta simbolista), Solano Trindade ( poeta
, folclorista), Maria Firmina dos Reis (escritora maranhense), dentre outros; ,Maria
Felipa de Oliveira,André Rebouças,João Candido,Antonieta de Barros,Alzira
Rufino...)na África(Nelson Mandela,Martin Luther King...);
1º ANO – A história
dos negros na África antes da escravidão no Brasil.
2º ANO – A história
dos negros no período da escravidão no Brasil.
3º ANO- A vida dos negros atualmente no país.
GEOGRAFIA
Mapas das áreas dos
quilombos no período da escravidão e das áreas demarcadas atualmente.
Desmembrando o Mapa
da África, cada um escolherá um País.
cantando a Música de
domínio público:
Eu tenho orgulho de
ser Afro Descendente,
A minha consciência
apareceu aqui,
Filha legítima do
mundo Rainha,
Minha África oiê,
oiê...Angola oiê, oiê,oiê... ;
A partir da Música de
domínio publico, sugiro fazer algumas substituições na mesma,
a fim de estabelecer
o paralelo com o Brasil,ficando da seguinte forma:
“Eu tenho orgulho de
ser Afro Descendente ,
A minha consciência
começa aqui no Brasil,
Filho legítimo do
mundo Rainha,
Meu
Brasil,oiá,oiá.BALSAS oiá,oiá ,oiá...
SOCIOLOGIA
Relações
discriminatórias
Direitos
Religião
Filmes : Três
Porquinhos e um Bebê, Chapeuzinho Vermelho no Século XXI, Tainá.
RECURSOS
Livros, Datashow,
computadores, cartazes, cds, dvds, tv, aparelho de som e internet.
AVALIAÇÃO
A avaliação se efetivará de
forma processual e contínua. Espera-se que ao final do projeto os alunos saibam
reconhecer as atitudes que configuram a discriminação étnico-racial. Que
saibam agir e interagir com as diferenças e ter respeito e
conhecimento de uma raça que contribuiu social e culturalmente para tornar
o Brasil de hoje um país tão rico em sua pluralidade cultural e étnico-racial.
CRONOGRAMA
O projeto iniciará dia 13 de maio de 2015 e
será trabalhado nas referidas disciplinas nos horários de aula. A culminância
será dia 26 de junho para toda a comunidade escolar, nas formas de seminários,
mostras e peças teatrais.
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