PROJETOS INTERDISCIPLINARES


ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE BALSAS

CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO BERTAGNOLLI

BALSAS, 24 de março de 2015

 

ART GALERY BALSENSE

 

1.            PROBLEMATIZAÇÃO

 

             A Interdisciplinaridade é uma aliada para promoção de aprendizagem  efetiva do aluno de Ensino Médio frente ao desenvolvimento tecnológico. Faz-se necessário a integração das diversas formas metodológica na construção do conhecimento. Conforme a LDB nº 9394 / 96, a organização do currículo superou as disciplinas estanques. Pretende-se integração e articulação dos conhecimentos num processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização ao longo da aprendizagem.  A utilização dos conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema e o norte dialético exigido pelas novas demandas metodológicas. É uma integração de saberes.

            Conhecer a realidade circundante é um desafio para o “fazer  pedagógico”.

            Segundo MELLO (2010:04)

 

 De outro lado, quase todos os fatos, problemas ou fenômenos físicos, psíquicos, individuais, sociais, culturais, religiosos, com os quais os alunos entram direta ou indiretamente em contacto, podem ser relacionados ao conhecimento próprio de uma ou mais áreas ou disciplinas do currículo. Dito em outras palavras, isso quer dizer: todos os contextos, próxima ou remotamente familiares ao aluno, têm uma dimensão de conhecimento ou informação. Quanto mais próximos estiverem o conhecimento escolar e os contextos presentes na vida pessoal do aluno e no mundo no qual ele transita, mais o conhecimento terá significado. http://www.namodemello.com.br/pdf

            De fato o Centro de Ensino Padre Fábio Bertagnolli, tem enfrentado enfrentamentos nas bases de execução metodológicas de ensino, dificultando rendimentos satisfatórios, bem como consequência a evasão escolar, durante o ano letivo. Fez propósito um envolvimento  do aluno na construção de um espaço intelectual  de reconhecimento da sociedade, comunidade e/ou local em que vive. Porque a cultura da informação tem proporcionado uma revolução, no processo de apreensão  do conhecimento, que exige uma rápida tomada de decisão do educando, pois a celeridade nos provoca  um acúmulo de informação, que por vezes nos distancia das nossas raízes, origens, e histórias que recontam nossos antepassados.

            A escola como condução é um dos meios mais viáveis para nos dar acessibilidade a esse conhecimento que por vezes adormece sob a movimentação do desenvolvimento tecnológico. Balsas é mais uma cidade que devido a migração  tem passado por profundas transformações, promovendo o desenvolvimento cultural, e que devido a falta de registro, a lacuna de ligação entre as raízes locais e a contribuição dos imigrantes  se faz presente, dificultando a clareza que definiria os limites na  identidade histórica, social, lingüística, cultural e patrimonial de cada povo.

           

2. JUSTIFICATIVA

 

            Toda comunidade, tem seu estrato cultural, alicerce para a formação e a garantida do cidadão. Pelos vestígios históricos que se identifica o povo de um determinado espaço geográfico, bem como dado espaço temporal.  É aqui que a identidade de um povo tem fincado suas raízes na cultura. Podemos entender como tudo aquilo que é construído pelo ser humano. Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento. Portanto, conhecer e valorizar a nossa cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. 

            Educar se faz presente nos convívio social, pois professores e alunos são beneficiados, quando essa relação se torna fortalecidas na busca de um ponto em comum: o conhecimento.  Todavia as questões metodológicas educacionais exigem a utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas  que atenda as necessidades do formação integrada dos conhecimentos.

            Segundo Pedro Demo em uma entrevista dada a Vitor Casimiro para fins educacionais afirma que:

 é necessário a informação e de formação. Você não aprende sem vasculhar o que já está disponível. Mas a educação não é propriamente isso. Isso é meramente um processo informativo que pode ser feito pela eletrônica. Nem é preciso professor para meramente transmitir conhecimento. Mas o professor é absolutamente necessário para o processo reconstrutivo, como orientador, avaliador do aluno. A perspectiva muda bastante. O que nós estamos acostumados a ver no dia-a-dia é a proposta instrucionista, baseada no ensino, na instrução, no treinamento. Isso não é educação. Também é importante, também faz parte, mas o nível educativo se atinge realmente quando aparece um sujeito capaz de propor, de questionar. Precisamos de pesquisa e elaboração própria. São dois conceitos nos quais eu insisto bastante.

            A presente proposta fez necessário, pois a dificuldade no desempenho dos alunos na produção do conhecimento é exatamente a falta de diálogo entre as áreas do conhecimento. É nesse intuito que o professores acreditam que  é  possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que o projeto ART GALERY BALSENSE surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas. Proporcionando um diálogo entre estas, relacionando-as entre si para a compreensão da realidade. A interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas no momento de enfrentar as lacunas na trajetória na construção do conhecimento de forma efetiva.

            Nesse particular, estamos iniciando as atividades de pesquisa sob as bases teóricas nas disciplinas da Grade Curricular do Ensino Médio, promovendo o desenvolvimento de um projeto que visa propiciar vínculos comunicativos entre as áreas de educação, arte e meio social, político cultural e ambiental de Balas, tendo em vista o desenvolvimento de situações, experiências e atividades em grupo, que possibilitem fomentar a reutilização  dos conhecimentos reforçar o conceito de educar com o lúdico, com sensibilidade e estimular atitudes e ações favoráveis ao meio ambiente e de respeito e responsabilidade em relação ao bem-estar dos indivíduos na perspectiva das diretrizes da política Nacional de Educação.

3 OBJETIVO

3.1 Geral

            Desenvolver  hábito para a pesquisa científica como forma de aprendizagem autônoma, bem como registro e divulgação das características da cidade de Balsas, nas redes de informação de massa.

3.2 Objetivos Específicos

Filosofia

     Compreender o conceito de ciência e suas características e abrangência na construção do conhecimento;

     Compreender o conceito de ética e moral e sua abrangência sociopolítica e cultural;

     Entender os princípios, a natureza e a função das tecnologias da comunicação e informação na vida social e pessoal e seu uso nas práticas social.

Arte

     Compreender a necessidade de preservar o bem arquitetônico da cidade de Balsas;

     Reconhecer a importância da fotografia como arte visual e registro de diferentes culturas da sociedade;

     Analisar de forma crítica os fundamentos da composição visual;

Língua Portuguesa

     Usar os conhecimentos sobre o sistema lingüístico local por meio de reflexão sobre a língua  na compreensão de textos orais e escritos;

     Compreender a função e o uso dos gêneros digitais no processo de comunicação e informação;

    Identificar na cultura local a composição de textos literários.

Língua Inglesa

     Utilizar os conhecimentos da Língua Inglesa para ampliar o acesso às tecnologias da informação e comunicação;

     Usar o conhecimento da Língua Inglesa para divulgar, legendar  as fotografias e traduzir textos da galeria;

 

Educação Física

     Compreender a importância das competições esportivas, na escola da convivência na história da sociedade balsense.

História

     Reconhecer e validar a fontes documentais de natureza diversas que contam a história de Balsas;

     Identificar o papel das diferentes linguagens: escrita, pictórica, fotográfica, oral, eletrônica;

     Problematizar a vida social, o passado e o presente, na dimensão individual e social;

     Organizar a produção do conhecimento;

     Identificar o papel e a importância da memória histórica para a vida da população balsense e a de suas raízes culturais;

     Identificar nas diferentes paisagens de Balsas a materialização de aspectos históricos, geográficos, sociais e as relações de poder;

     Estabelecer as relações entre permanência e transformações no processo histórico da sociedade balsense.

Geografia

     Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas;

     Compreender o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial;

     Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de ocupação dos espaços;

Sociologia

     Refletir sobre a religiosidade humana e conhecer as principais manifestações religiosas de Balsas;

     Reconhecer que as identidades subjetivas fazem parte de uma estrutura social mais ampla;

     Compreender as transformações do mundo do trabalho geradas por mudanças na ordem econômica balsense;

     Compreender as diferenças etno-raciais e seus impactos para o desenvolvimento de uma cidadania pacífica;

     Compreender a importância das informações nas decisões de cunho econômico-social;

Matemática

     Ler e interpretar informações apresentadas em listas, tabelas e gráficos, relacionando-as aos fatos que ocorrem na sociedade balsense;

     Associar resultados obtidos de estudos a situações vivenciadas, utilizando-os de forma sistêmica para intervir junto à sociedade;

Biologia

     Compreender a importância da reciclagem da matéria e do equilíbrio ambiental na manutenção da vida;

     Compreender a importância dos biomas na manutenção do equilíbrio biológico;

     Compreender os principais problemas ambientais que afetam a qualidade de vida humana;

     Conhecer e utilizar a nomenclatura biológica, os critérios de classificação e as categorias taxonômicas;

     Compreender que aspectos ambientais e de higiene pessoal e coletiva influenciam na ocorrência e propagação de doenças; Pesquisar espécie de animais ameaçados de extinção na região sul do maranhão.

     Pesquisar espécie de animais ameaçados de extinção na região sul do maranhão.

Física

     Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas como: texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica;

     Confrontar interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas;

     Relacionar informações para compreender manuais de instalação ou utilização de aparelhos, ou sistemas tecnológicos de uso comum;

     Possibilitar aos alunos que estejam aptos a desenvolver capacidades que possibilitem buscar soluções criativas e inteligentes presentes no seu cotidiano, facilitando o entendimento das teorias científicas físicas no seu dia a dia.

Química

     Utilizar a linguagem química e científica para relatar investigações e conclusão de atividades desenvolvidas como mecanismo de apropriação do conhecimento;

     Compreender as características das plantas para o uso fitoterapeuta no tratamento de determinadas enfermidades.

     Estabelecer a comparação entre o conhecimento do senso comum e o conhecimento científico na manipulação de determinadas substâncias  produzidas pelas plantas medicinais;

     Reconhecer benefícios, limitações e aspectos éticos da Química, considerando estruturas e processo envolvidos na formação de produtos utilizados na sociedade, como medicamentos e reagentes para diagnósticos de saúde;

4  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

            O trabalho será realizado com base na pesquisa ambiental, histórico-social de Balsas, tendo como objeto materializado a fotografia e depoimentos que caracterizem dados balsenses no que se refere a identificação  ambiental e econômico-cultural da cidade.

            É necessário citar pontos de referência sobre o projeto, pois todo o corpo docente e discente dos turnos vespertino e noturno, são responsáveis, pois orientadores e promotores das oficinas de campos para estudo e registros sobre a cidade

As atividades também requer tempo extraclasse para a obtenção do objeto de estudo

1.    O primeiro passo consiste na definição do objeto de estudo por cada orientador da disciplina ou área de conhecimento, nas seguintes proposições:

      Fauna e Flora regional;

      Arte, Cultura e Religiosidade;

      Literatura Oral e vocabulário;

      Arquitetura e Turismo;

      Memórias Políticas e Economia;

2.    Captação de Recursos para desenvolvimentos das expedições realizadas, nas captações de imagens;

3.    Segundo passo seleção do material coletado e revisão de literatura para fundamentação e catalogação das imagens e registros;

4.    Terceiro passo: confecção das legendas e revisão ortográfica do material produzido;

5.    Quarto passo: tradução das produções textuais em línguas estrangeiras para a montagem da mostra;

6.    Quinto passo: organização da mostra no saguão da escola, em data prevista;

7.    Produção e divulgação do site para visitantes virtuais.

5 CRONOGRAMA

                  E de grande relevância o trabalho desenvolvido junto às atividades escolares, pois um projeto de tamanha grandeza deve ser coadunado às metodologias desenvolvidas no decorrer do ao letivo, por isso as atividades serão desenvolvidas, mensalmente, conforme a necessidade de orientação e acompanhamento das atividades, no decorrer das aulas letivas.  A culminância das atividades será organizada em um evento para o lançamento da revista eletrônica: ART GALERY BALSENSE, envolvendo todos os alunos e professores participantes do projeto, junto à comunidade local, para a apreciação e confraternização dos resultados esperados.

TAREFAS/ MESES
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Mai
Jun
Ago
Set.
Out.
Nov.
Divulgação do Projeto p/ Prof.
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Divulgação do Projeto p/ Aluno
 
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Desenvolvimento da 1ª Etapa da pesquisa
 
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Tabulação de dados 22/05
 
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Desenvolvimento da 2ª Etapa da pesquisa
 
 
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Tabulação de dados 19/06
 
 
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Desenvolvimento da 3ª Etapa da pesquisa
 
 
 
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Tabulação de dados 28/08
 
 
 
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Desenvolvimento da 4ª Etapa da pesquisa
 
 
 
 
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Tabulação de dados 25/09
 
 
 
 
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Desenvolvimento da 4ª Etapa da pesquisa
 
 
 
 
 
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Tabulação de dados 23/10
 
 
 
 
 
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Lançamento da revista eletrônica para a comunidade 27/11
 
 
 
 
 
 
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6. RECURSOS

6.1 Materiais

As atividades serão desenvolvidas com a utilização dos seguintes materiais: computadores, microsystem, cd-rom, câmeras fotográficas, celulares, papel A-4, blocos de anotações, pendrives, lápis, caneta, borracha, cola, fitas adesivas, tesoura, calculadoras, apontador, réguas, grampeador, perfurador, pastas, luvas, pincel, datashow, impressora, material de higiene pessoal, web sites, softwares (Power points, issuu publish, picasa, words, Excel).

6.2 Humanos

 Coordenadores, professores, alunos, técnicos em informática, designers, fotógrafos e colaboradores em geral.

Professores-coordenadores de área:

Matutino :

Exatas: 

Linguagem:

Humanas:

REFERÊNCIAS


MARCUSHI, L. B.; XAVIER A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro. Lucerna, 2004.

BRASIL/SEMTEC. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília: MEC/Semtec, 2004.



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ESTADO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE BALSAS

CENTRO DE ENSINO PADRE FÁBIO BERTAGNOLLI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DISCUTINDO A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Balsas

2014

1 JUSTIFICATIVA

 

A história do Brasil é marcada pela imposição da cultura europeia inserida pelos colonizadores e regida desde então pela segregação intrínseca na divisão das classes socais, formadas pelas diferentes raças e etnias que compõem a sociedade brasileira. Embora a palavra segregação pareça algo distante desta realidade, e seja costumeiramente tratada como sendo uma característica preponderante apenas em estados totalitários ou regidos sobre forte influência religiosa, é importante perceber que mesmo em estados laicos e democráticos como o Brasil ainda persiste uma grande separação entre as classes sociais, oriunda principalmente de fatores como a herança do regime escravocrata, a má distribuição de renda e precariedade da formação educacional de massa, que excluem a maioria da população do acesso à cidadania plena e da possibilidade de mobilidade e ascensão social.

É imprescindível perceber que mesmo em um país multicultural como o Brasil, e apesar da conquista da garantia legal dos princípios de igualdade e liberdade para todos, esta sociedade ainda permanece voltada para os estereótipos historicamente formados acerca da diversidade étnico-racial e por vezes alienada a respeito da própria identidade histórica e cultural, onde as diferentes raças e etnias são descritas de forma indistinta, o que desencadeou ao longo do seu processo histórico relações étnico-raciais centradas no preconceito e na discriminação.

Esta postura de “europeização” da cultura advinda do período de colonização é também difundida pela educação a partir da Educação Infantil onde as atividades de leitura são praticamente regidas pelos contos de fadas, que enfatizam as características físicas dos príncipes e princesas que em muito diferem da maioria das crianças brasileiras, e terminam por se tornarem os estereótipos assimilados como belos e aceitáveis. Segundo Rosemberg (1985), a literatura infantil, não obstante de outros gêneros, é em si mesma um campo eficaz de criação de estereótipos e padrões e de reprodução de valores convencionados se configurando como um gênero que também atua na construção ideológica. Fato que se perpetua nos demais níveis de ensino, pois no decorrer da vida escolar os alunos estarão em contato com a história retratada nos livros didáticos, que muitas vezes ignora a importância dos legados históricos dos negros e índios na formação étnica do povo brasileiro.

No entanto a criação de uma legislação específica tem feito com que ocorram mudanças no âmbito educacional e os currículos passaram por transformações significativas, como a Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na

Educação Básica.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, “não se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia por um africano”, o que se almeja é a contemplação do trabalho pedagógico com foco na valorização da diversidade cultural brasileira.

É válido salientar que as relações étnico-raciais perpassam a mera diferenciação da cor da pele e estão ligadas também as questões etnocêntricas, onde origem, cultura, hábitos e variações físicas e de comportamento também estão inseridas.

Por isso os professores, bem como os demais envolvidos no processo educacional, precisam assumir uma postura voltada para o respeito e a aceitação das diferenças, uma vez que a educação também tem por finalidade oferecer ao individuo uma formação integral, pautada em princípios democráticos. E foi pela compreensão desta necessidade de integrar valores étnico-raciais à formação educacional que o Projeto “DISCUTINDO A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NO ENSINO MÉDIO” surge com uma forma

de levar para a comunidade escolar, partindo da realidade de uma sala de aula, uma visão renovada sobre as relações étnico-raciais, em oposição ao longo período de alienação a este respeito, trazendo ao ambiente escolar, iniciativas que encorajem os educandos ao autoconhecimento, potencializando sua autoestima e beneficiando, portanto, as interações com as pessoas inseridas em seu cotidiano, o que resultará em significativas melhorias na qualidade de suas relações interpessoais.

Portanto, este projeto de intervenção pedagógica visa contrapor-se ao histórico distanciamento das questões étnico-raciais dentro do contexto escolar, levando os sujeitos inseridos no processo educacional a desenvolverem uma postura crítica acerca de tais questões o que resultará em mudanças atitudinais que contribuirão para a formação pessoal e social dos alunos.

 

OBJETIVO GERAL

·         Valorizar a cultura afro-descendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à história, literatura, arte, culinária, religião música e dança.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·         Discutir as relações raciais no ambiente escolar;

·         Reconhecer e valorizar a cultura africana e afro-descendente e indígena  como formadora da nossa cultura;

·         Promover o respeito pelas várias etnias;

·          Identificar os problemas que configuram discriminação ou preconceito.

·         Conhecer o grau de aceitabilidade da negritude do aluno (a) da escola;

·         Mostrar aos profissionais da educação pais e alunos (a), a importância das ações que valorizam os negros no Brasil;

·         Conhecer as principais causas da discriminação étnico-sócio-cultural que o povo negro sofre no ambiente escolar e na sua vida cotidiana.

·         Ajudar o aluno e os responsáveis  pais, mães compreender que ninguém constrói sozinhos as concepções, pois elas não só resultam do que ouvimos outras pessoas dizerem, mas também de nossas observações e estudos.

 

CONTEÚDOS

 

1.Ética,Personalidade e Caráter;

2.História das Heroínas e dos Heróis Brasileiros e Africanos;

3.Existência de diferentes Grupos Étnicos-Raciais;

4.Estereótipos e Preconceitos;

5.Esquema Corporal(estética própria)

6. Construção da Identidade (percepção de si e do outro).

 

METODOLOGIA

 

PROJETO INTERDISCIPLINAL

ÁREAS DO CONHECIMENTO

LINGUAGENS: LÍNGUA PORTUGUESA E ARTE

HUMANAS: HISTÓRIA, GEOGRAFIA E SOCIOLOGIA

ENSINO MÉDIO

TURNOS : MATUTINO, VESPERTIN O E NOTURNO

PROFESSORES ENVOLVIDOS

Área humanas: Joselia, Maria Da Paz, Maria Deusa, Maria Dos Reis, Maria Da Conceição, Cleudilene, Inês, Marineide, Antonio.

Área linguagens: Felisdete, Lourdes.

Com o objetivo de debater o racismo e traçar ações que proporcionem avanços da inclusão social da população negra e a garantia de direitos serão realizadas pesquisas, na internet, leituras de textos alusivos ao tema, palestras com convidados,

 

Área do Conhecimento, Linguagem e uso das novas tecnologias – trabalho em grupo com música do cantor Gabriel o Pensador intitulada Racismo é Burrice. Texto de apoio “O que é, o que é: Etnia/Raça.

Pesquisa: Você acha que no Brasil existe racismo? E na sua Escola existe Racismo? Divulgar dados a comunidade. Leitura e reflexão: “A teia da Aranha”( Juliana Farias); Documentário: “Vista Minha Pele”; Pesquisa/ site: www.acordacultura.org.br (canal FUTURA) ; Música: “Lavagem Cerebral” (Gabriel o Pensador); Charges de Diego Novaes. Música Gilberto Gil; Filmes “O menino do Pijama Listrado”; A Vida é Bela; pesquisa de frases e piadas sobre o negro;

Segundo Momento: Reflexão: Racismo é Burrice – Vídeo do Youtube  Gabriel o Pensador; Construção e reconstrução dos conceitos: Etnia/ Racismo.

Terceiro Momento :  Resultado da Pesquisa  e divulgação, momento de socialização dos trabalhos, produção: “ Quem, eu racista?”

Quarto Momento: Tempestade cerebral: RACISTA/ PRECONCEITO/ RACISMO/ DISCRIMINAÇÃO; Pesquisando no dicionário: racista, preconceito, racismo e discriminaç ão.

ARTE:

·         Músicas E Danças Africanas.

·         Fotografias dos alunos e produção de Autorretrato

·         Construção de uma máscara africana;

·         Pinturas corporais indígenas.

HISTÓRIA

 

Pesquisa:

-          Heróis, Heroínas Negros no Brasil (Valorizar o papel dos personagens negros brasileiros: Zumbi dos Palmares ( líder do Quilombo dos Palmares), Negro Cosme ( líder da balaiada), Luiza Mahim ( ex-escrava mãe de Luiz Gama), Aleijadinho ( escultor barroco), Luiz Gama( escritor e jornalista), Cruz e Souza(poeta simbolista), Solano Trindade ( poeta , folclorista), Maria Firmina dos Reis (escritora maranhense), dentre outros; ,Maria Felipa de Oliveira,André Rebouças,João Candido,Antonieta de Barros,Alzira Rufino...)na África(Nelson Mandela,Martin Luther King...);

1º ANO – A história dos negros na África antes da escravidão no Brasil.

2º ANO – A história dos negros no período da escravidão no Brasil.

3º ANO-  A vida dos negros atualmente no país.

 

GEOGRAFIA

 

Mapas das áreas dos quilombos no período da escravidão e das áreas demarcadas atualmente.

Desmembrando o Mapa da África, cada um  escolherá um País.

cantando a Música de domínio público:

Eu tenho orgulho de ser Afro Descendente,

A minha consciência apareceu aqui,

Filha legítima do mundo Rainha,

Minha África oiê, oiê...Angola oiê, oiê,oiê... ;

A partir da Música de domínio publico, sugiro fazer algumas substituições na mesma,

a fim de estabelecer o paralelo com o Brasil,ficando da seguinte forma:

“Eu tenho orgulho de ser Afro Descendente ,

A minha consciência começa aqui no Brasil,

Filho legítimo do mundo Rainha,

Meu Brasil,oiá,oiá.BALSAS  oiá,oiá ,oiá...

 

SOCIOLOGIA

 

Relações discriminatórias

Direitos

Religião

 

Filmes : Três Porquinhos e um Bebê, Chapeuzinho Vermelho no Século XXI, Tainá.

 

RECURSOS

 

Livros, Datashow, computadores, cartazes, cds, dvds, tv, aparelho de som e internet.

 

 AVALIAÇÃO

 

A avaliação  se efetivará de forma processual e contínua. Espera-se que ao final do projeto os alunos saibam reconhecer as atitudes  que configuram a discriminação étnico-racial. Que saibam agir e interagir com  as diferenças  e ter  respeito e conhecimento de uma raça que contribuiu social e culturalmente para  tornar o Brasil de hoje um país tão rico em sua pluralidade cultural e étnico-racial.

 

CRONOGRAMA

 

O projeto iniciará dia 13 de maio de 2015 e será trabalhado nas referidas disciplinas nos horários de aula. A culminância será dia 26 de junho para toda a comunidade escolar, nas formas de seminários, mostras e peças teatrais.









 

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